Analise as questões antes de ler o texto, elas têm informações importantes que podem ajudá-lo na compreensão de texto, principalmente porque as questões e as alternativas estão em português.

Analise o título; ele apresenta o objetivo central do texto. Leve em consideração a referência bibliográfica, ela indica o tempo verbal do texto e o caráter do texto (informativo, crônica, narrativo). A data da publicação também pode ser importante.

Lembre-se de que o contexto é soberano quanto ao significado da palavra, portanto analisá-lo antes  de marcar a resposta sobre uma questão de léxico é fundamental.

Cuidado com as questões de conjunções!  Lembre-se, principalmente, das adversativas (pero, sin embargo, no obstante, sino e mas) que introduzem uma ideia de oposição. Tenha cuidado com a palavra aunque, que significa embora ou ainda que, e estabelece uma ideia de concessão.

Há na Língua Espanhola dois Pretéritos que costumam confundir: o Indefinido e o Perfecto Compuesto. Eles são sinônimos desde que não haja um marcador de tempo (quando). Exemplo: Juanito aprobó en el vestibular. Juanito ha aprobado en el vestibular.

A palavra mientras estabelece uma ideia de tempo e simultaneidade e pode ser substituída pelas expressões  a la vezen tanto que e pela palavra entretanto.

HETEROSEMÂNTICOS: PALAVRAS IGUAIS OU PARECIDAS  QUE SE DIFERENCIAM QUANTO AO SIGNIFICADO

TODAVÍA: AINDA

SACO: PALETÓ

EMBARAZADA: GRÁVIDA

BAÑERO: SALVA-VIDAS

CACHORRO – FILHOTE

SALSA – MOLHO

COLA – FILA/TRASEIRO

RATO – PERÍODO DE TEMPO

ESCRITORIO – ESCRIVANINHA

BORRADOR – APAGADOR

BORRACHA – BÊBADA

OSO – URSO

ROJO – VERMELHO

PRENDER – ACENDER

PELOS – CABELOS

BERRO – AGRIÃO

EXQUISITA – DELICIOSA

ESCOBA – VASSOURA