5-Ensino Médio

Superdicas Enem – Filosofia e Sociologia

Por Hellen Rodrigues Malhame – Professora de Filosofia e Sociologia

A grande sacada nas provas do ENEM é ler e interpretar o suporte da questão, isto é, um texto ou uma imagem que precede o enunciado do que se pede. Portanto, antes de tudo, a prova do ENEM requer do aluno a habilidade de interpretação e compreensão textual.
Como a área de Ciências Humanas é interdisciplinar, uma mesma questão pode exigir do aluno a movimentação de conhecimentos em Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Filosofia

Em Filosofia, os temas gerais mais cobrados são ética e política, principalmente quando vinculados a outras disciplinas ou áreas. Entretanto, as provas dos últimos anos tem cobrado bastante conteúdo específico, o que demanda dos estudantes maior conhecimento das doutrinas e escolas de pensamento filosóficos. Conhecimento de linguagem e termos filosóficos específicos fez a diferença em questões de nível de dificuldade elevado nos últimos anos, envolvendo, inclusive, palavras de origem grega. Assim, estar atento à etimologia (aquela explicação que o professor põe no quadro sobre a origem de tal palavra) pode também ajudar na hora de resolver uma questão.
Outra dica que vale: refazer as provas anteriores e ficar atento aos pensadores que porventura ainda não apareceram na prova. O ENEM cobra os pensadores clássicos, mas também inova com nomes de pensadores “novos” ou não tão populares como o conhecido Sócrates!

Sociologia

Dentro da sociologia, um tema que nunca sai de foco é o dos movimentos sociais e ações afirmativas como consequência de suas atividades. Isso porque a conjuntura social da última década apontou para o fortalecimento dos movimentos e dos temas por eles trazidos, sendo fundamentais em discussões pertinentes em diversas esferas do poder.
A globalização e seu impacto nas culturas, meio ambiente e economia também são temas recorrente e traz situações atuais que precisam ser do conhecimento dos estudantes. Estar atento a acontecimentos diversos (política, economia, entretenimento, tecnologia, etnocentrismo e xenofobia, intolerância religiosa, entre outros) é de suma importância.
A teoria sociológica, com os clássicos (Durkheim, Comte, Weber, Marx, Adam Smith, etc.) deve estar na ponta da língua, assim como escolas antropológicas e seus representantes, os sociólogos pós-colonialismo e contemporâneos.

A melhor dica: você já sabe tudo o que precisa saber, confie nisso!
Respira fundo e acredite em si mesmo, estamos contigo! Seus sonhos sempre em 1º lugar!