Nas últimas semanas que antecedem o ENEM, o foco do estudo deve ser direcionado para os assuntos que mais caíram nas provas anteriores. Para tanto, deve-se fazer uma seleção de conteúdos e praticá-los através das listas de exercícios, marcando o tempo para se acostumar a resolver questões em pouco tempo (3 minutos em média).
Outra ferramenta que pode auxiliá-lo é o simulado ENEM. Uma vez por mês, simule o dia da prova (tempo e horário) e a realize com atenção. Após o término, faça a correção e analise os erros cometidos, observando quais assuntos devem ser reforçados.
Lembre-se: o seu bem estar é tão importante quanto seu conhecimento na hora da prova, portanto reserve tempo para a prática de alguma atividade física como caminhada, natação, etc… Nada de esporte de contato, pois ninguém vai querer uma fratura nessa hora.
As habilidades mais cobradas em matemática estão relacionadas aos seguintes conteúdos: grandezas proporcionais, porcentagem, análise combinatória, probabilidade, estatística, gráficos, áreas de figuras planas, áreas e volume dos sólidos.